Serpent Rain

Arjuna Neuman & Denise Ferreira da Silva

 
 

Serpent Rain é tanto um experimento sobre o pensar e o existir desde o corte, sem o tempo linear. Inspirado pela descoberta de um navio negreiro afundado. Em busca de uma imagem de uma vida sem mediação da categoria europeia do humano, Denise Ferreira da Silva e Arjuna Neuman embarcam na impossível missão de fazer um filme sem o tempo. O resultado é um vídeo experimental, no qual os quatro elementos clássicos (agua, terra, fogo, e ar) e o tarô guiam imagens que refletem sobre escravidão, a extração de recursos, a não/importância ética das vidas negras, questionam uma programa ético baseada numa noção vida predicada na violência colonial e racial. 

Serpent Rain foi comissionado por Stefano Harney (freethought) para a  Bergen Assembly, 2016. 

 
 
 
 
 
ArjunaNeuman_.png

Arjuna Neuman nasceu em um avião e é por isso que tem dois passaportes. É um artista, cineasta e escritor.

Seu trabalho foi apresentado recentemente na Showroom Gallery, Londres; Galeria TPW, Toronto; Fórum Expandido, Berlin Berlinale; Bienal de Berlim 10, Alemanha; Bienal Serpentina e Qalandia; Gasworks, Londres; Ousadas Tendências, Londres, Reino Unido; Ou Galeria, Vancouver; Galeria Whitechapel, Londres; Istambul moderna, Turquia; MAAT e Docslisboa, Portugal; Bienal de Sharjah 13, Emirados Árabes Unidos; Assembléia de Bergen, Noruega; no NTU Center for Contemporary Art, Singapura; 56ª Bienal de Veneza e Supercomunidade; Indústria da Luz, Londres; a Haus Der Kulturen der Welt; em Ashkal Alwan e no Beirut Art Center, Líbano; Le Gaite Lyric, Paris; o Centro Canadense de Arquitetura; e a Escola de Arte Rat, Seul, entre outros. Como escritor, publicou ensaios em Relief Press, Into the Pines Press, The Journal for New Writing, VIA Magazine, Concord, Art Voices, Flaunt, LEAP, Audições e e-flux.

 
 
 
deniseferreriadasilva.jpg

A filósofa e artista visual Denise Ferreira da Silva, nasceu no Morro do Pasmado (Botafogo), cresceu na Vila Aliança (Bangu), Rio de Janeiro. Tendo morado e ensinado em universidades nos Estados Unidos, Austrália, Inglaterra, atualmente ela vive e trabalha nos territórios da nação indígena Musqueam e é Professora Titular e Diretora do Social Justice Institute da Universidade de British Columbia, em Vancouver, Canadá.